Como muitos de vocês já sabem, estou escrevendo um novo livro. Época em que fotografo, observo as pessoas e faço muitas anotações. São detalhes que me ajudam quando estou escrevendo uma cena, descrevendo um personagem ou construindo um diálogo. E como a história se passa em uma ilha cercada por montanhas, areia e mar, estar em uma praia e observar o ritmo, as cores, o som das ondas e a rica natureza da Serra do Mar, me ajuda a sentir o lugar onde os personagens interagem e caminham. Chamo esse processo de Observação. Você é uma pessoa observadora?
Procuro estar sempre atenta para sentir a vida que me cerca. Com a correria do dia a dia ficamos muito dispersos. Há até momentos em que paramos de observar para dar atenção aquilo que está mais próximo de nós.
Quando tirei essa foto, hoje, pela manhã, não percebi que havia em navio transatlântico próximo da Ilha Bela (essa grande ilha que aparece na foto), como também, de dois surfistas dentro do mar. Foi apenas quando abri a foto na tela do computador que os percebi!😉
É tão fácil nos dispersarmos e perdermos detalhes e acontecimentos que estão tão perto de nós. Por isso, no seu dia a dia se desafie a notar pequenos detalhes no ambiente em que vive, a concentrar-se no que acontece ao seu redor, a treinar o seu olhar para observar e ouvir tudo. No começo é difícil? Sim, mas com a prática você conseguirá enriquecer sua percepção e se sentirá muito feliz!
Um bom domingo!😘😘