Olá! Como vocês estão? Hoje levantei da cama com o desejo de organizar o meu caderno de receitas. Sempre que eu estou escrevendo uma história, gosto de pesquisar sobre a cultura gastronômica do povo. Os sabores, as texturas, as cores, os cheiros dos ingredientes de seus pratos e bebidas. É um processo que sempre faço e do qual chamo de Memórias Culturais e Afetivas.
O processo se inicia com a pesquisa seguida da compra dos ingredientes – em 2020 estava cursando o curso de Gastronomia, mas com a pandemia o interrompi. Não retornei, mas mesmo não tendo terminado, o conhecimento ficou – e o preparo do prato. Os familiares são os meus degustadores...rs...😁 e para não perder a sensação que o alimento causou no paladar, o cheiro que ele deixou no ambiente, a textura e cor que apresentou após finalizado, anoto tudo no meu caderno de receitas, junto com a opinião de cada um que provou o prato.
Esse processo me ajuda quando preciso descrever a comida ou quando um personagem fala sobre ela em um dos diálogos. E ouvir cada um falar sobre o alimento, também me inspira a criar frases autênticas para as cenas. Uma naturalidade por ter experimentado uma experiência real.
Por que faço isso? Para que minha narrativa ofereça uma experiência vívida para o leitor, para que ele se sinta como se estivesse viajando para dentro da história e caminhando ao lado dos personagens e... até "provando" a comida!
Vocês gostam dessa atmosfera aconchegante e acolhedora? Gostam desse clima de romance e comidinhas no meio da história? Adoraria saber a opinião de cada um de vocês!
Beijinhos e um bom domingo para todos!😘😘
