Colina das Cerejeiras


Olá! Como vocês estão? Enfim, chegamos no último mês do ano. Dias em que faço um novo Planejamento de Escrita.  Revejo o que já escrevi, organizo meus próximos passos e planejo o que farei nos próximos meses.

Quando escrevo gosto de ouvir uma música de fundo e, dependendo da cena, a música interage com o texto. No momento da escrita, as músicas são instrumentais. Sem vozes e letras para que eu não me distraia e saia cantando. Vocês fazem isso? Eu sempre faço, rs. Ouvir música me ajuda e me ‘transporta’ para o mundo que estou criando. O som dos instrumentos me orienta a criar e caminhar nos lugares onde a minha imaginação está naquele momento.

Por outro lado, cada um dos meus personagens possuem a sua playlist. Essas playlists que formam a trilha sonora do livro são os caminhos que eu, antes de iniciar a escrita, escuto para encontrar e interagir com cada um dos personagens.

É um processo demorado – montar uma playlist para cada personagem -, mas confesso que me divirto muito escolhendo as músicas. É um momento em que a história está se desenvolvendo e ganhando corpo dentro da minha mente. Quando eu estou conhecendo cada personagem - sua voz, seu humor, seus desejos - , a música me ajuda a visualizá-los e conversar com cada um deles.