'Como Treinar o seu Dragão' de Cressida Cowell

Editora Intrínseca lança o divertido livro ‘Como Treinar o seu Dragão’

Soluço Spantosicus Strondus III é um magricela e inteligente garoto herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos. Uma tribo de vikings chefiada pelo temível e bravo guerreiro Stoico, o Imenso.

Vivendo na Ilha de Berk, Soluço e mais dez garotos se preparam, numa certa e fria manhã de inverno, para o Teste de Iniciação em Captura de Dragões. Uma iniciação onde nossos pequenos heróis precisam provar sua coragem e habilidade como futuros guerreiros. Quem falha no teste tem como destino o exílio.

Ao lado dos calouros Perdido, Cabeça quente Junior, Punho Rápido, Espinha-de-Porco, Melequento, Bafoca de Maluquício e do amigo Perna-de-Peixe, o jovem herdeiro entra na Caverna onde hibernam os bebês dragões. A missão de todos: capturar o mais feroz dragão para domesticá-lo e treiná-lo para o Dia de Thor. Dia em que os jovens vikings farão o Teste Final de Iniciação. Mas depois de muita confusão e correria, Soluço termina capturando o menor dragão que já se viu. Um pequeno, temperamental e desdentado animal da espécie Devaneio Banguela.

Assim começa a história deste delicioso e criativo universo criado pela autora Cressida Cowell. Um mundo onde os dragões tem nomes e opiniões próprias; os Vikings bibliotecas e escritores famosos, como certo Professor Traste, vencedor do Prêmio de Melhor Livro para Bárbaros, além de Eventos de arremesso de martelos e luta com machados.

Primeiro volume de uma série infantil de oito volumes publicada em trinta idiomas, ‘Como Treinar o seu Dragão’ (How to Train Your Dragon - Tradução de Heloisa Prieto – março/2010 – 224 págs – R$ 19,90) já está nas livrarias. Assim como, a animação de mesmo título dirigida pelo cineasta Chris Sanders e Dean DeBlois, dos estúdios DreamWorks.

De fácil leitura, com passagens engraçadas e comoventes, como os diálogos entre pai e filho, o livro cativa por sua história simples e original. As ilustrações de traços limpos ‘mergulha’ o jovem leitor no lendário e antigo mundo viking. Um mundo que a autora da continuidade nos próximos dois volumes: ‘Como ser um Pirata’ e ‘Como falar Dragonês’. Livros que a editora Intrínseca lançará, em breve, no país.

Trechos da obra

“Bocão era um gigante de dois metros com um brilho alucinado no olhar e uma barba que parecia fogos de artifício explodindo. Apesar do frio extremo, usava bermudas e um colete de couro de veado que deixava entrever sua pelo vermelho-lagosta e seus enormes músculos. O viking trazia uma tocha flamejante na mão gigantesca.

- Soluço será o líder, embora ele seja, eu admito, completamente inútil, porque o garoto é o filho do chefe, e é assim que funciona entre nós, vikings. Onde vocês pensam que estão? Na República Romana? De qualquer modo, esse, hoje, será o menor de seus problemas. Vocês estão aqui para provar sua capacidade de se tornarem Heróis Vikings. Essa é uma antiga tradição da Tribo dos Hooligans. Vocês precisam... – Bocão fez uma pausa, bem teatral. – Primeiro capturar o seu Dragão!

‘Com mil moluscos!’, pensou Soluço.

- Nossos dragões são os que nos diferencia! – gritou Bocão. – Humanos treinam gaviões para caçar e cavalos para carregá-los. Apenas os Heróis Vikings se atrevem a domar as criaturas mais selvagens e perigosas da face da Terra.”