A 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) já está acontecendo. A abertura foi nesta quarta-feira, dia 29 de junho, mas o evento se estende até domingo, dia 03 de julho. Quem estiver no litoral norte de São Paulo ou nas cidades próximas, pode conhecer a festa, que além de proporcionar um encontro entre escritores e público, traz atividades que combinam literatura infantojuvenil, performance, debates, artes cênicas e visuais.
Este ano, dentre os autores convidados, está a escritora, poeta, ilustradora e historiadora britânica Helen Macdonald, autora de F de falcão, que participará no dia 02 de julho, às 17h30, da mesa “O falcão e a fênix”, ao lado de Maria Esther Maciel.
No país, a obra foi lançada esse mês, dia 08, pela editora Intrínseca. F de falcao, publicado em mais de vinte países, recebeu vários prêmios importantes como o Costa e o Samuel Johnson. Best-seller do The New York Times, a obra é uma autobiografia nada usual sobre superação e autodesenvolvimento.
Helen Macdonald conta sua história a partir do momento em que viaja até a Escócia para comprar um falcão. A depressão que lhe acometera após a morte do pai criara um abismo entre ela e as outras pessoas e nada mais fazia sentido em sua vida. Porém, ao praticar a falcoaria com Mabel, sua nova ave de rapina, e ler os diários de T. H. White, clássico autor da literatura inglesa, Helen começa a entender que o luto é um estado que não pode ser evitado, mas que pode ser superado - inclusive com a ajuda de um inusitado açor.
Muito mais do que explicar como domesticar ou caçar com falcões, a prosa magnética de F de falcão narra a angustiante história de uma mulher que se sente infeliz e sem rumo. Uma mulher que, na ânsia por superar a melancolia, encontra ao lado de um dos mais ferozes animais o caminho para expulsar os próprios demônios.
Entre os autores convidados estão Svetlana Aleksiévitch, Irvine Welsh, Karl Ove Knausgård, Armando Freitas Filho e Leonardo Fróes. A homenageada este ano será a poeta Ana Cristina César.
F de falcão
Helen Macdonald
Tradução de Maria Carmelita Dias
1a edição/ junho 2016 - 288 págs. - Não Ficção
Editora Intrínseca
F de falcão
Helen Macdonald
Tradução de Maria Carmelita Dias
1a edição/ junho 2016 - 288 págs. - Não Ficção
Editora Intrínseca