No Baú, Antes Que Eu Vá


“(...)Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. 
Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. 
E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez (...).”

Olá! Hoje resolvi organizar a minha estante de livros. É incrível como qualquer espacinho é ocupado! E nessa faxina que eu sempre faço, mensalmente, encontrei obras que eu li, gostei e guardei. São livros que, futuramente, poderei fazer uma releitura. História que ganharam elogios dos leitores, de críticos e que foram adaptadas para a tv ou para o cinema.

E a partir desta semana, trarei indicações de histórias já lançadas e que valem a pena serem lidas e conhecidas por vocês.

Então, vamos lá...

Hoje, “tirei do meu baú” o livro Antes Que Eu Vá, obra publicada em 2011 pela Editora Intrínseca e que ganhou uma adaptação para o cinema. Primeiro romance da escritora Lauren Oliver, também autora da série ‘Dilirium’, a obra figurou na lista de best-sellers do jornal New York Times.

Contada do ponto de vista de uma adolescente, ‘Antes Que Eu Vá’ traz a história de Samantha Kingston. Uma garota de 16 anos que após sofrer um acidente de carro, retorna sete vezes ao dia de sua morte.

Popular no colégio, Samantha sempre enxergou apenas seu namorado perfeito e suas três amigas: Lindsay, Elody e Ally. Superficial e egoísta, ela nunca se preocupou com os outros amigos da escola ou com sua família. Para ela, o mundo ‘girava’ ao seu redor. Até que certo dia, numa fatídica sexta-feira, Samantha e suas amigas vão a uma festa.

Na volta para casa, um vulto na estrada as surpreende e Lindsay perde o controle do veículo, se chocando com uma árvore. É a última noite de vida de Samantha. Foi tudo tão repentino e rápido que Samantha só tem consciência de sua morte quando acorda pela manhã e vê todas as situações do dia anterior se repetir várias vezes.

Indiferença, revolta e um desejo de mudar tudo o que ela deixou para trás fará Samantha viver cada um destes dias de forma diferente. Ao tentar moldar os acontecimentos, ela descobre segredos e mágoas daqueles com quais ela conviveu durante sua curta vida.

Sensível e franco, o texto da autora leva o leitor em uma bela história, com passagens ora instigantes, ora comoventes. Um livro que merece ser lido.

Na adaptação para o cinema, o filme - lançado em 2017, nos EUA -  foi dirigido por Ry Russo-Young e estrelado por Zoey Deutch (Samantha Kingston), Halston Sage (Lindsay), Kian Lawley (Rob), Logan Miller (Kent), Cynthy Wu (Ally Harris), Elena Kampouris (Juliet Sykes) e Medalion Rahimi (Elody).