Bate-papo sobre leitura, A Fantástica Fábrica de Chocolate


Hoje é dia de conversarmos sobre a minha última leitura. Uma leitura adorável! Quem não se lembra do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” lançada em 1971? Willy Wonka, interpretado e imortalizado por Gene Wilder, e seus umpa-lumpas da Lumpalópolis que encheram a tela de cores e música!

A magia da história do escritor Roald Dahl atravessou décadas e continua a encantar os pequenos leitores. Com sua escrita criativa e sua imaginação infinita, ele nos leva a caminhar ao lado do doce Charlie Buchet que encontra o tão desejado Bilhete Dourado. Sua passagem para conhecer a Fábrica de Chocolate do excêntrico senhor Wonka. Ao lado do avô José, os dois embarcam em uma jornada que os levarão mais longe do que pensam.


Ao lado das cinco crianças finalistas - a garota que adora mastigar chiclete, o menino que come tudo a sua frente, a mimada e rica menina que não aceita um ‘não’ para os seus desejos, um garoto que adora assistir TV e um pequeno e doce menino –, o leitor percorre as enigmáticas instalações da fábrica. O autor nos alegra com seus diálogos espirituosos, principalmente, entre o senhor Wonka e os pais dos pequenos.
 
"(...) - Ponham a srta. Chataclete no barco - ordenou - e levem-na à Sala dos Sucos, imediatamente!
- À Sala dos Sucos? - gritou a Sra. Chataclete. - O que vão fazer com ela?
- Espremê-la - respondeu o Sr. Wonka(...)"

E para tornar a leitura mais prazerosa e interativa, a Galera Junior, selo da editora Record, traz um livrinho repleto de ilustrações de Quetin Blake que convida os pequenos a entrarem no mundo de Dahl.

Para quem ainda não assistiu aos filmes, além da versão de 1971, há uma nova com Johnny Depp no papel de Wonka. Em 2023, será a vez do ator Timothée Chalamet interpretar nosso querido e excêntrico chocolateiro no filme “Wonka”. Mas neste novo filme, um musical ambientado no século XX, acompanharemos Wonka no início de sua carreira.