Olá! Hoje é o nosso primeiro encontro e escolhi um conto antigo para inaugurarmos a nossa coluna Contando um Conto. Espaço que trará, semanalmente, histórias que conquistaram leitores do mundo todo. E nosso primeiro conto é Branca de Neve. História difundida em várias culturas e originalmente publicada pelos Irmãos Grimm em 1823.
Assim como eu e você, muitas crianças cresceram ouvindo a história da princesa de pele branca como a neve, lábios vermelhos como o sangue e cabelos negros como o ébano.
Mas você sabia que a versão do longa-metragem ‘Branca de Neve e os sete anões’, de Walt Disney, lançado em 1937, ofuscou e distanciou a história de sua versão original?
Sua narrativa, escrita para ser lida tanto pelas crianças quanto pelos pais delas é como qualquer outro conto de fadas onde há princesas, príncipes, bruxas e provas de amor. Na versão dos Grimm, porém, o desfecho é um pouco trágico para os pequenos compreenderem. Nossa Madrasta na versão alemã tem um final bem severo ao contrário do conto da Disney.
“(...)Era uma vez uma bela princesa de pele branca como a neve, de lábios vermelhos como o sangue e cabelos negros como a noite chamada Branca de Neve. Bondosa e bela, ela logo despertou a inveja de sua Madrasta, que a obrigava a trabalhar como criada. Toda à noite, a cruel Madrasta perguntava ao seu Espelho Mágico:
Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu? E o Espelho respondia: Não, minha Rainha, a senhora é a mais bela de todas.
Então certo dia, o Espelho disse: Rainha, vós sois a mais bela aqui, mas Branca de Neve é mil vezes mais bela do que vós.
Enlouquecida de inveja, a Rainha chamou o Caçador e lhe ordenou que levasse Branca de Neve até a Floresta e a matasse (...).”
O fim da história, todos já conhecem, apesar de haver várias versões. Que Branca de Neve acordou com o beijo de um Príncipe, todos nós já sabemos. Mas o que realmente aconteceu a nossa cruel Madrasta?
Uns dizem que ela abandonou o reino e foi embora. Outros, mais românticos, como a versão dos estúdios Walt Disney, diz que a Rainha foi perseguida pelos anões, ainda na Floresta. Do alto de um penhasco, para onde ela correu, uma tempestade a fez desequilibrar-se e cair lá do alto.
Mas na versão original, contada pelos Irmãos Grimm, nossa vilã - que visitou Branca de Neve na Floresta - foi convidada, sem que soubesse, pela Princesa e pelo Príncipe para o casamento. No início, ela recusou, mas curiosa, nossa Rainha decidiu ir. E assim que entrou no salão reconheceu Branca de Neve. Assustada, não se moveu. Para ela, porém, como castigo, um par de sapatos quentes em brasa foi preparado. Obrigada a calçá-los e a dançar com eles, nossa Rainha terminou caindo morta.
Um final bem trágico, não acham?
(5).jpg)
.jpg)
.png)
