Olá! Domingo na estrada retornando para casa! Depois de uma semana com os pés na areia, volto para as minhas montanhas.
Hoje é o nosso dia de bate-papo sobre escrita. Durante a viagem fiquei pensando sobre o que poderíamos conversar. Sobre o que ainda não conversamos. E escolhi falarmos sobre a Revisão.
Se você é um escritor autocrítico, boa sorte! Revisar, ao meu ver, é tão difícil quanto escrever a história. Isso por que ao fazê-la enxergamos o quanto o nosso trabalho precisa ser lapidado. Eu costumo ler o meu texto em voz alta. Isso me ajuda a sentir a sonoridade das palavras, a entonação das frases, as passagens incompreensivas e tolas. Sim, você se envergonhará de alguns trechos do seu texto, mas não grite. Isso é normal.
![]() |
| Meu Ipê floriu!!! |
Bom; Ruim; Preciso melhorar aqui; Preciso cortar isso; Preciso pensar em algo diferente para esse trecho; Meus Deus! Eu escrevi isso?
Essas serão apenas algumas das suas reações. Mas você pode estar se perguntando: Por que é tão importante revisar?
Bem, a revisão ajuda a tornar seu texto mais claro, tanto para você quanto para o seu leitor. O que pode ser óbvio a você, pode não ser para ele. E certamente, lendo seu texto você saberá os trechos que precisam ser aperfeiçoados e os que precisam ser cortados.
Você sente tédio nesse parágrafo? Corte. Parece repetitivo nessa outra parte? Corte. Seu olhar se distraiu naquele trecho? Corte.
Seja corajoso e audacioso e, acima de tudo, confie em você mesmo. Por isso, jamais, nunca, condene seu próprio texto. Orgulhe-se por ele estar à sua frente e alegre-se. Há uma história diante de você.
.png)
.png)