Sábado com sol e literatura


Olá! Como vocês estão? Hoje é um sábado! Depois de uma semana muito quente, quando a temperatura atingiu 40º, com sensação térmica de 46º, uma chuva é muito bem-vinda. Hoje, o dia já amanheceu frio e com uma gostosa chuva batendo no vidro da janela. Dia preguiçoso para comer um gostoso pão doce e ler um bom livro.

Estou aproveitando esse dia de sossego para escrever, programar as matérias de dezembro e os nossos próximos projetos de leitura.

Essa semana não estou no litoral, mas tenho uma dica para quem quer ir a uma feira literária. Esse ano, a 21ª edição da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, acontece de 22 a 26/11. São cinco dias de encontros com escritores, além de atividades que combinam literatura, performance, debates, artes cênicas e visuais.

Estive em Paraty em 2017 para participar da feira e foi uma experiência deliciosa! Cultura, história e um lindo cenário. De um lado está o rio Perequê-Açu e do outro, o mar. Portanto, celular ou câmera fotográfica em mãos!

Mas além da feira, o visitante também pode aproveitar para conhecer a cidade. Considerada Patrimônio Histórico Nacional, Paraty preserva seus belos Casarões com suas ruas pavimentadas com pedras irregulares. Então, prepare-se para caminhar, pois a feira é ao ar livre. Roupa leve, chapéu, protetor solar e um bom tênis. Isso no inverno de julho! Mas agora que estamos em novembro, na primavera, prepare-se para o calor! Serão caminhadas debaixo de um sol quente.

Quem for pela primeira vez na feira e estiver em São Paulo, pode ir pela Rio-Santos, BR 101. Pelo caminho há belas praias de Caraguatatuba e Ubatuba. Paraty é o município do litoral oeste do estado do Rio de Janeiro e fica a 258 km da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro.

Será um passeio delicioso e cultural para toda a família!