Época de planejamento e reflexão


Olá! Hoje levantei bem cedinho para caminhar. O dia amanheceu ensolarado e o sol já bem quente. E como tínhamos que ir na cidade, aproveitamos para passear um pouco. No litoral norte, as casas de veraneio ficam nas praias. Como estou longe do centro – preciso pegar uma pequena serra – chego apenas de carro. Nas próximas semanas será mais difícil ir à cidade, pois como Caraguatatuba e Ubatuba são cidades turísticas, a estrada ficará bem movimentada de carros.

Então, aproveitarei os dias tranquilos – na verdade, minhas irmãs chegarão e a casa ficará mais tumultuada! - para fazer meus planejamentos, tanto de leitura quanto de escrita.

Penso que começar o ano, já sabendo o que iremos fazer, é algo bom. Ter um direcionamento nos ajuda a realizar aquilo que desejamos. E esse planejamento precisa ser feito em um momento em que estamos descansados, tanto de corpo quanto de espírito. Sossegados para ponderarmos e refletirmos sobre quais serão nossos próximos passos, tanto a curto quanto a longo prazo.

E para realizar essas metas, utilizo uma Agenda e um Planner, materiais que comprei no mês passado.  

Você pode estar se perguntando: Mas qual a diferença entre um Planner e uma Agenda?

A Agenda é um caderno em que anoto meus compromissos diários como as consultas médicas, os pagamentos das contas, os dias de viagem, enfim, meu dia a dia. Já o Planner traz minhas metas de escrita – por exemplo, de um livro -, meus projetos de trabalho, minha lista de livros, minhas ideias. Dessa forma, priorizo as tarefas mais relevantes e coloco para segundo plano aquelas que posso adiar.  

Para que você possa conhecer os dois, tirei uma foto. Esse ano escolhi uma capinha de bolinhas nas cores preto e branco que segue o mesmo padrão de cores do Planner. Não são fofos! 😍

E você, como se organiza?