Encontros de Leitura


Olá! Domingo! Dia para descansar e fazer tudo o que nos traz felicidade e descanso... e um dia para batermos nosso papo sobre leitura. O assunto de hoje é: Como criar o hábito da leitura.

Parece algo simples, não parece? Mas ainda hoje eu escuto as pessoas dizerem:

Eu tento e tento, mas não consigo ler um livro por completo. Sempre o abandono pelo caminho.

Ou ainda:

Eu não consigo encontrar um tempinho para ler um livro.

A leitura é um hábito, uma ação diária que precisa ser repetida com frequência e regularidade. Um compromisso que assumimos e do qual devemos cumprir. Se você deseja ser um leitor precisará incorporar este hábito na sua rotina.

No início não será fácil, pois você irá procurar desculpas para não ler.

Hoje estou tão cansado! A história desse livro não deslancha! Perdi o interesse, não vou ler! Não gostei da escrita desse autor.

E assim, vão as desculpas que você cria para si mesmo.

Mas se você se propor a incorporar esse hábito no seu dia a dia, verá que esse ato se tornará cada vez mais fácil e, uma hora, você sentirá falta se não o fizer. E como tudo o que fazemos na nossa vida, realizar suas leituras exigirá esforço e disciplina. No início, procure escolher livros curtos e com assuntos que agrade você. Não importa qual seja o autor, o assunto ou a crítica que o livro recebeu da imprensa ou dos leitores. A história do livro deve empolgar você para a leitura.

E para que a leitura o deixe mais entusiasmado, deixe o livro sempre próximo e visível. Portanto, o coloque em um lugar onde pode visualizá-lo, como por exemplo, seu criado-mudo ou escrivaninha. Crie também o hábito de carregar o livro. Muitas vezes, intervalos surgem ao longo do dia e você pode ler algumas páginas. Que tal tentar? Depois você me conta como está a sua leitura. Irei adorar saber!

Um grande beijo!😘😘