Encontros de Leitura

 

Olá! Domingo de Páscoa! Dia de almoço em família e dia para batermos nosso papo sobre leitura. O assunto de hoje é: Por que ler clássicos?

Conheço muitas pessoas que torcem o nariz quando se veem diante de um livro clássico. Mas como saber quando uma obra é clássica? Por que ler livros clássicos?

Obras literárias consideradas clássicas são aquelas que ultrapassam a época em que foram escritas. Com temas universais refletem valores, são admiradas e populares.

Gosto muito da definição sobre o porquê ler livros clássicos, dada pelo autor Italo Calvino. O autor italiano dizia que os clássicos eram aqueles livros dos quais as pessoas dizem: “Estou relendo” e não “Estou lendo.”

Penso que ler livros clássicos podem nos transformar como leitores.

Lembro-me da época de escola, quando o professor de literatura nos obrigava a ler um certo número de livros clássicos. Na época, por gostar de leitura, eu lia os livros com prazer, apesar de não compreender com profundidade o que lia. Era apenas uma história, logo esquecida. E como havia a obrigação de ler aqueles textos difíceis e com passagens que precisavam ser relidas muitas vezes, confesso que eu não via a hora de terminar a leitura.

Hoje, com a maturidade que o tempo nos dá, já me sinto mais confortável para me dedicar a leitura dessas obras clássicas. Com um olhar diferente, sinto prazer em conhecer suas histórias e autores. Em terminar uma obra e poder conversar sobre ela, em reler algumas delas e conhecer outras. Ler clássicos nos inspiram a pensar e refletir, a conhecer outras culturas e épocas e a ampliar nossa imaginação.