Leitura em Andamento, Uma história de amor

Olá! Como vocês estão? Hoje vim trazer para vocês um lançamento que recebi, essa semana, da editora Record. Aproveitei o lindo dia ensolarado para fotografar a capinha dessa bela obra! 

Escreva muito e sem medo: uma história de amor em cartas é um livro que traz a troca de correspondência, ininterrupta durante doze anos, entre Albert Camus, um dos maiores autores do século XX, Prêmio Nobel de Literatura em 1957, e Maria Casarès, uma das grandes atrizes de tragédia do teatro francês que atuou em clássicos do cinema e na televisão.  Camus e Casarès se conheceram em 19 de março de 1944, mas o relacionamento começou efetivamente na noite do Dia D, 6 de junho. 

Com prefácio da filha de Camus, Catherine, o livro traz as cartas trocadas entre os dois nos anos de 1944 a 1959. (...) Em janeiro de 1960, a morte os separa, mas eles viveram doze anos “transparentes um para o outro”, solitários, apaixonados, muitas vezes distantes, vivendo plenamente, juntos, cada dia, cada hora, numa verdade que poucos teriam força de suportar (...).” 

Mais conciso, as cartas do escritor contam à amante, em meio a juras de amor, sobre os livros que está produzindo, como O avesso e o direito, O exílio e o reino, A queda e O primeiro homem, este o livro que estava na valise quando Camus morreu no acidente de carro. As cartas de Maria são mais extensas e revelam o cotidiano da atriz, as gravações no rádio, os ensaios, as récitas teatrais, as filmagens, bem como a vida de atores da Comédie-Française e do Teatro Nacional Popular. 

Um livro para se ler sem pressa, apreciando cada palavra escrita nas cartas. São 1288 páginas que revelam, além do relacionamento, o cotidiano de ambos no trabalho e com a família.