Crítica: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

A aventura chega ao fim em ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2’

A aventura final do jovem bruxo da série de livros de J.K.Rowling chega na próxima sexta. Foram dez anos acompanhando Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger pelo mundo da magia. Uma década que mudou as vidas do elenco, dos cineastas e daqueles que acompanharam o crescimento e amadurecimento dos nossos herois.

Dirigido por David Yates, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 traz um mundo dominado pelo terror com a presença dos Comensais da Morte de Lorde Voldemort (Ralph Fiennes). Um mundo não mais seguro para os nascidos trouxas. Rony e Hermione precisam proteger, não só seus familiares, como a vida do próprio Harry que simboliza a resistência dos bruxos para impedir o reinado de Voldemort. Sobrepondo a maldade e intolerância do mal esta o valor da lealdade, do amor e da amizade, inerentes em todas as histórias da série.

O Ministério da Magia caiu, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts não é mais um porto seguro e Harry precisa encontrar e destruir as horcruxes – artefatos que abrigam parte da alma de Voldemort e, se destruídos, podem finalmente matá-lo.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 começa onde termina a Parte 1. Com Lorde Voldemort roubando a Varinha das Varinhas da cripta de pedra de Alvo Dumbledore. De acordo com a lenda, a Varinha das Varinhas é uma das Relíquias da Morte, junto com a Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade. Juntas, elas dão ao seu portador o domínio sobre a morte.

Os fãs se divertirão com algumas passagens – como a invasão do Banco de Gringotes, o vôo nas costas de um dragão, o confronto na Sala Precisa, a mobilização dos alunos e professores para defender a escola dos exércitos de Voldemort – que já conhecem através das páginas do livro, mas que ganham vida e emoção na grande tela.

Há cenas visualmente belas, algumas tristes em que bruxos amados caem (muita gente chorou na sessão de imprensa). Mas o aguardado confronto entre Harry e Voldemort, que definirá o destino dos bruxos e trouxas, é o momento grandioso do filme.

Lutando ao lado deles, estão as forças do bem e do mal. Os mais atentos reconheceram rostos familiares em ambos os lados. Personagens que estiveram presentes nos filmes anteriores e que retornam para se despedir: Rúbeo Hagrid, Professora Sibila Trelawney, Professor Horácio Slughorn, Madame Pomprey, Argo Filch, Professora Pomona Sprout, Ninfadora Tonks, Fenrir Greyback e até Sirius Black e Alvo Dumbledore.

Uma bela e grande despedida da saga para os fãs.

(Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 - Reino Unido/EUA/2011 - 130 min. - Aventura / Fantasia - Direção: David Yates - Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Helena Bonham Carter, Bonnie Wright, Maggie Smith, Jim Broadbent, David Thewlis, Julie Walters, Mark Williams, James Phelps, Oliver Phelps, Natalia Tena, Emma Thompson, Jason Isaacs, Helen McCrory, Tom Felton, Warwick Davis, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, John Hurt, Geraldine Somerville, Adrian Rawlins, Robbie Coltrane, Gary Oldman, Chris Rankin, David Bradley, Kelly Macdonald, Ciarán Hinds, Hebe Beardsall, Devon Murray, Jassie Cave, Afshan Azad, Anna Shaffer, Georgina Leonidas, Freddie Stroma, Alfie Enoch, Katie Leung, Scarlett Byrne, Miriam Margolyes, Gemma Jones – Warner Bros.Pictures)