Liam Neeson contracena com seu filho em uma comédia-dramática


Depois se tornar astro de filmes de ação nos últimos anos, o irlandês Liam Neeson retorna ao drama, com toques de comédia, em De Volta à Itália.

Escrito e dirigido pelo ator James D'Arcy, o filme traz a história sobre um pai e um filho que tentam se reconectar após a morte da esposa e mãe. No longa, o astro contracena com seu próprio filho Micheál Richardson, numa história que carrega traços de semelhança com a vida de ambos.

Robert (Liam Neeson) é um artista boêmio, que viaja até a Itália, na companhia de seu filho Jack, com a intenção de vender a casa que herdaram da falecida esposa, na região de Toscana.


Mas assim que chegam tudo começa a dar errado e a relação entre os dois fica ainda mais abalada. Enquanto isso, o rapaz se apaixona por uma jovem chef (Valeria Bilello), cujo ex-marido tem fama de violento.

Na vida real, Neeson passou por uma experiência parecida ao perder a mulher, Natasha Richardson, em 2009, quando ela sofreu um acidente esquiando. “Foi muito catártico para lidar com o meu próprio luto. E fazer isso por meio da arte, ou seja, fazendo um filme, foi muito, muito único e especial”, confessa o ator.

O jovem ator Richardson também confessa que se sentiu estranho ao ler o roteiro, por ser tão próximo da experiência que ele e o pai passaram. “Há uma fala marcante do meu pai, no filme, ‘Ninguém sabe como enfrentar isso’. E creio que ninguém saiba mesmo... eu acho que você tem que por pra fora, chorar. Então, acredito que o processo do filme, me ajudou nisso.”


Desde sua estreia, o filme recebeu diversas críticas positivas. Para a revista Rolling Stone, “a dor compartilhada e o amor irrestrito que o ator irlandês, de 68 anos, e o filho, de 25, são próximas do que sentiram, e isso traz um toque de honestidade ao filme.”        

(De Volta à Itália | Made in Italy | Inglaterra/Itália/2020 - Direção: James D'Arcy - Elenco: Liam Neeson, Micheál Richardson, Valeria Bilello, Lindsay Duncan – Comédia/Drama/ 97 min. – Califórnia Filmes – Estreia nos cinemas: 28 de outubro).