Começando um texto


Olá! Hoje quero conversar com vocês sobre algo que sempre me perguntam quando o assunto é Escrita.

Como escrevo um texto sem me perder pelo caminho?

Quando nos sentamos para escrever sobre uma ideia, um pensamento ou uma história, as palavras não surgem de imediato e na sequência. Por isso, as primeiras frases que escrevemos na folha a nossa frente são fragmentos de ideias que desejamos transmitir para o nosso leitor. A primeira versão do nosso texto.

E essa primeira versão deve ser escrita de uma só vez. Sem a preocupação com a gramática, ortografia e pontuação. Sem paradas para apagar uma passagem. Sem releituras. E quanto mais rápido você escrever, menos dará a oportunidade de seu sensor, seu crítico interno, o desmotivar a seguir em frente.

Na verdade, a primeira versão de um texto só deve ser conhecida e lida por seu autor. E quando você for ler o texto, prepare-se. Você sentirá vergonha, terá um acesso de riso, uma grande vontade de apagar tudo! Mas lembre-se: essa é a sua primeira versão.

Então comece a trabalhar com o seu texto escolhendo cada palavra e construindo cada frase. Retomando e reescrevendo. Fazendo quantas versões forem necessárias para que ele transmita com perfeição e clareza as suas ideias.

Quando estamos escrevendo devemos sempre pensar que estamos escrevendo para alguém ler. O que é lógico para nós, pode não ser para o leitor. Seja, portanto, explicativo.

Na dúvida, faça as seguintes perguntas:

Meu texto trata sobre qual assunto? Consigo explicar as minhas ideias? Meu leitor consegue compreender o meu texto? Algum parágrafo precisa ser reescrito?

Escrever é um ofício que se aprende praticando. E quando você o colocar, diariamente, em prática, verá que as ideias e palavras surgirão completas e nítidas.