Dando Vida aos Contos de Fadas, "O Quebra-Nozes"

 

"O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos" ("Nussknacker und Mausekönig") é um romance natalino escrito por Ernest Theodor Amadeus Hoffmann e publicado em 1816. Adaptado em francês por Alexandre Dumas, inspirou o compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky a criar seu terceiro e último balé "O Quebra-Nozes". Por ter estreado uma semana antes do Natal em 1892, o balé de conto de fadas tornou-se uma tradição do período de festas em todo o mundo.

 

Na história, o leitor é transportado para a Europa Oriental do século XIX, onde uma garota de 12 anos, ao lado de seus dois irmãos, recebe como presente de natal um soldadinho de chumbo.

 

Adaptado para a grande tela pelo estúdio Walt Disney, sob a direção de Lasse Hallström, a história traz a aventura de Clara (Mackenzie Foy). Uma garota que tem como desejo obter uma chave – uma chave única, capaz de abrir uma caixa que contém um presente de valor inestimável deixado por sua mãe.

 


Será durante a festa anual de seu padrinho Drosselmeyer (Morgan Freeman), que Clara desaparecerá em um estranho e misterioso mundo paralelo. Lugar onde conhecerá um soldado chamado Phillip (Jayden Fowora-Knight), uma gangue de camundongos e os regentes que presidem os três reinos: o Reino da Neves, o Reino das Flores e o Reino dos Doces (Keira Knightley vive a Fada Açucarada).

Mas para que Clara recupere a chave, ela precisará enfrentar o sinistro Quarto Reino, onde vive a tirana mãe Ginger (Helen Mirren). Ao seu lado contará com a ajuda de Phillip.

 

O filme estreou nas telas dos cinemas em novembro de 2018.