Leituras de Julho


Olá! Como vocês estão? Senti saudades!

Vocês que me acompanham aqui no nosso cantinho já sabem que durante o ano sempre leio as obras de dois autores: J.R.R.Tolkien e Agatha Christie. Contos Antigos é um gênero que também sempre está entre os livros que ficam no meu criado-mudo.

Esse mês estou iniciando a leitura de O Silmarillion de J.R.R.Tolkien. Comprei a edição editada por Christopher Tolkien e lançada pela Editora HarperCollins. Uma linda obra com capa dura, folha de guarda ilustrada e fitilho. ‘O Silmarillion’ traz o relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por J.R.R.Tolkien. É a história longínqua para a qual os personagens de O Senhor dos Anéis e O Hobbit olham para trás, e em cujos eventos alguns deles, como Elrond e Galadriel, tomaram parte. Os contos de ‘O Silmarillion’ se passam na época em que Morgoth, o Primeiro Senhor Sombrio, habitava a Terra-média, e os Altos-Elfos guerreavam contra ele pela recuperação das Silmarils, as joias que continham a pura luz de Valinor.

Haverá dias em que lerei e, outros em que ouvirei a história. Já estou ansiosa para começar a leitura.

Já dando continuidade nas leituras das obras de Agatha Christie, recebi da Editora HarperCollins o livro Aventura em Bagdá. Com uma bela edição em capa dura na cor lilás, lerei essa história pela primeira vez. Publicada em 1951, a autora nos apresenta a personagem Victoria Jones, uma datilógrafa com sede de aventura.

Vamos conhecer um pouco da história...

Estamos na década de 50, sob o sol escaldante do Iraque, uma conferência secreta com grandes líderes mundiais se reúne para discutir os impactos de uma arma confidencial, cujo poder de destruição é envolto em mistério ― e o único homem que tinha o poder de impedi-los é brutalmente assassinado: o agente britânico Carmichael.

Diante deste cenário, surge Victoria Jones, uma jovem corajosa que viaja sozinha para as terras árabes, em busca de uma paixão repentina. Ela só não contava que seria testemunha desse assassinato… Agora, enredada por uma rede de segredos e conspirações, Victoria deverá se unir ao famoso arqueólogo Richard Baker, e correr contra o relógio para salvar o mundo, antes que seja tarde demais.

E o último, mas não menos empolgante, será Os melhores Contos de Fadas Asiáticos. A cada ano estudo os contos populares de uma nação. Histórias clássicas e antigas, conhecidas como Contos de Fadas. E poder conhecê-los é sempre muito prazeroso, pois eles trazem os costumes e a cultura do seu povo.

E o livro que escolhi para começar minha leitura é um lindo volume de capa dura da Editora Wish, lindamente ilustrado e com 30 narrativas do Leste Asiático, entre eles contos do Japão, da China e da Mongólia. E além dos contos, há a biografia dos seus autores. Um capítulo que sempre sinto curiosidade de ler, pois gosto de conhecer a trajetória desses autores e compiladores.

Entre a mitologia da Terra-média, o mistério de Agatha Christie e a sabedoria dos antigos contos asiáticos, minhas próximas semanas prometem ser repletas de boas histórias. Mas estou curiosa: vocês já leram alguma dessas obras? Gostariam de conhecer essas histórias?