Leituras Caminho dos Contos, Contos de Fadas Modernos


Domingo! Dia com sol, calor, chuva, frio... um típico dia da minha cidade, São Paulo. Um dia preguiçoso para se sentar com uma xícara de chá, um pratinho de biscoitos e um bom livro. E a leitura escolhida para hoje foram os livros da coleção de Contos de Fadas Modernos da autora Holly Black que recebi da editora Record.

Os pequenos e belos livros da autora que vive na Nova Inglaterra (EUA), numa casa com porta secreta, muito lembram as primeiras histórias de contos de fadas. E como vocês já sabem, estudo e escrevo sobre os antigos Contos de Fadas há muitos anos. Em suas histórias há traições, maldições, mortes violentas, desespero, malícia, trapaças. Ingredientes presentes nas primeiras narrativas contadas pelos autores e contistas como os Irmãos Grimm, Charles Perrault, Joseph Jacobs, Hans Christian Andersen, Giambattista Basile, entre outros, ao longo dos séculos.

Então, curiosa, decidi folhear os livros. Li o primeiro e confesso, que além da história, gostei da capa dura e da bela guarda preparados com capricho pela editora. Há também detalhes que encontramos nos antigos livros de contos: ilustrações e letras cursivas, que nos remetem há dias antigos.

Na trama, o leitor é convidado a imergir em um mundo habitado por fadas e seres encantados. E no mundo de encantamentos, sabemos que nem sempre as fadas são boas e lançam feitiços para presentear uma criança com um dom. Elas também podem lançar uma maldição.

No primeiro volume, TITHE, a criança se chama Kaye Fierch. Agora com dezesseis anos, ela está de mudança para a casa de sua avó. Na verdade, retornando ao lado de sua mãe para a cidade onde passou sua infância. Kaye deseja mais do que tudo rever sua amiga Janet e seus amigos encantados. Mas, ela logo verá que o mundo dos pequenos e belos seres agora muito difere daquele no qual conheceu quando criança.

Já em VALENTE, acompanhamos a rotina da adolescente Val que após um evento traumático foge para Nova York, onde faz novos amigos assustadoramente sedutores: Lolli, Dave e Luis, que vivem nos túneis fétidos do metrô, e vendem uma substância apelidada de “Nuncamais”. Quando Val decide experimentar, percebe que a substância é literalmente mágica, conferindo poderes especiais aos humanos que a usam.

Por fim, em REINO DE FERRO, caminhamos ao lado Kaye Fierch que agora está mais habituada à sua nova realidade, dividindo seu tempo entre o Povo das Fadas e a sua família humana. Mas quando chega o momento da coroação de Roiben, Kaye precisa realizar uma missão impossível.

Prontos(as) para se aventurarem por este mundo?