Como organizar sua leitura para ler mais...


Domingo! Dia de ficar de papo para o ar, ler, caminhar, assistir a um bom filme e programar a semana.

O silêncio de fim de tarde de domingo é a hora em que eu me sento na mesa e programo minha semana. Os livros que preciso ler, as matérias que precisam ser finalizadas para ir ao ar, os textos que preciso iniciar, minha programação de escrita. Tudo que precisa ser organizado durante os próximos dias. E para que eu possa visualizar o trabalho, escrevo no meu planner e na minha agenda.

E hoje não foi diferente, principalmente, por ser o início do mês. Época em que recebo das editoras e dos estúdios materiais e releases. Novidades que estão chegando e que organizo para que meus leitores... vocês!... fiquem atualizados!

Muitos de vocês me escrevem, também, perguntando como eu organizo as minhas leituras. Então, aproveitando que estamos conversando sobre organização, vamos lá!

Para organizar minhas leituras, começo escolhendo de dois a três livros. Essa semana, já iniciei a leitura de dois livros de ficção: um de contos e um de leitura conjunta. Já o livro de não ficção será lido sem a preocupação de definir uma data de término.

Há quem divide o número de páginas por dias de leitura. Mas eu prefiro apenas ler e, caso seja necessário, acelerar a leitura. Na verdade, acho estressante ter que cumprir metas, datas, horários. A leitura deve ser prazerosa, um momento em que você reserva apenas para você, para o seu estudo, descanso ou divertimento. Meu único controle é o de escrever na primeira página do livro, a data de início e término da leitura.

Outra dica é a de carregar o livro dentro da sua bolsa ou mochila. Muitas vezes, momentos surgem ao longo do dia, sem que tenhamos programado. Aproveite esses minutos para ler. Você ficará surpreso em ver como esses pequenos intervalos ajudam na progressão da nossa leitura.

Espero ter respondido todas as perguntas. Um grande beijo e um ótimo finalzinho de domingo para todos!