Pensamento do dia

Olá! Como vocês estão? Quinta-feira! Vamos conversar sobre nossas escolhas de leituras. Por quê? Tenho percebido que muitos leitores estão escolhendo suas leituras influenciados por outras pessoas, que talvez, nem tenham o mesmo gosto literário.

Antes, tínhamos o costume de ir a uma livraria. Vocês se lembram? Aquele ambiente com muitas prateleiras de livros, onde escolhíamos o que queríamos ler. Folheávamos os livros e conhecíamos os lançamentos do mês e os futuros lançamentos que estavam por chegar. Então surgiu a internet e com ela, uma forma diferente de conhecer e escolher os nossos livros. E hoje, quero conversar, refletir com vocês, sobre um assunto: os livros hypados.

Mas o que é um livro hypado? Fui pesquisar e encontrei a definição: quando queremos nos referir a um livro que está sendo muito divulgado ou popularizado nas redes sociais por influencers digitais.

Curiosa, fui pesquisar os livros indicados por eles e achei a lista muito interessante. Há boas obras, como também, muitas obras listadas que não possuem nenhuma qualidade literária. Na verdade, esquecemos delas assim que fechamos suas páginas.😊

Não estou dizendo que vocês não devam ler estes livros, mas que vocês precisam pensar se vale a pena lê-los. Na minha opinião, devemos escolher o que desejamos ler e não o que outras pessoas acham que devemos ler. Eu sempre escolho as minhas leituras, independentemente, se uma obra está vendendo muito ou sendo muito comentada nas redes sociais.

Eu costumo pesquisar e visitar os sites e blogs das editoras e dos autores cujas obras pretendo ler. Leio matérias de críticos literários e leio trechos dos livros (disponibilizados, por exemplo, pela Amazon). Por fim, escolho a história que, no momento, desejo ler. Uma escolha que segue apenas meus critérios. E, com esse processo, dificilmente, escolho e compro um livro que não lerei. Seja, portanto, um leitor curioso e exigente e leia boas histórias.😘😘